Todos os dias respondem a 200 agregados familiares, entre a distribuição de pão e leite acrianças carenciadas e um refeitório social. A Liga Nacional contra a Fome, com sede no Porto, tem 14 anos e não pára de crescer. Todos os dias, faz mil pães para distribuir.
Em 1996 que a Liga Nacional contra a Fome teve o seu início com um programa a nível nacional que consistia em apoiar crianças carenciadas com pão e leite. Este programa chega hoje a 50 agregados familiares.
Em 2004, a Liga decidiu desenvolver outros dois projectos: o da padaria social e o do refeitório social. "A padaria acabou a dar resposta ao Programa Semente que distribui pão e outros géneros alimentícios na sede da instituição a famílias de bairros problemáticos do Porto e de Gondomar (...). Ao todo, entre o primeiro programa, este da Semente e o do refeitório, a padaria faz mil pães por dia", explica Gaspar Pessoa, presidente da Liga Nacional em declarações ao Jornal de Notícias. O refeitório produz, em Gondomar, cerca de 80 refeições todos os dias.
Projecto mobilidade reduzida
No ano de 2006, a Liga criou um Projecto Alimentar de Apoio ao Domicílio para a população com mobilidade reduzida, precisamente para idosos ou pessoas com deficiências. "A instituição conta com um voluntário que faz esta distribuição. É alguém que começou como utente, que a Liga ajudou e que, agora, ajuda outras pessoas, distribuindo estes bens alimentares por quem precisa entre o Porto e Gondomar", contou.
Não satisfeita, a Liga abriu, um ano depois, uma delegação em Coimbra, destinada a campanhas de divulgação e angariação, distribuindo também, mensalmente, cabazes alimentares.
A Liga é uma instituição privada de solidariedade social, mas não recebe qualquer apoio financeiro da Segurança Social. Este é um trabalho feito por uma equipa que, diariamente, tenta angariar donativos e apoios junto de empresas e particulares.
Notícia na integra em:
Jornal de Notícias (edição 06.04.2010)
Sem comentários:
Enviar um comentário